BLOG


Biópsia da Mama: o que você precisa saber sobre esse procedimento

A biópsia da mama é um recurso essencial para a confirmação do diagnóstico de tumor nessa região do organismo. 

Ao longo da vida, uma mulher pode se deparar com alguma lesão no tecido mamário. Muitas delas se manifestam, entre outros modos, na forma de cistos, microcalcificações e nódulos, palpáveis ou não. Além disso, elas podem ser notadas também em exames de imagem (como ultrassons ou mamografias), sejam eles feitos por conta de sinais e sintomas suspeitos ou devido a avaliações de rotina.

Como o exame é feito?

Existem diferentes formas de fazer uma biópsia. A escolha do método adequado varia conforme alguns parâmetros. Desse modo, o médico deve considerar:

  • O tamanho da alteração identificada no tecido da mama.
  • O local da mama em que a lesão está alojada.
  • Se há mais de uma região da mama afetada.
  • A condição de saúde e as preferências da paciente.

Os tipos de biópsia mais comuns são:

  • Biópsia por agulha fina, também chamada de punção aspirativa por agulha fina (ou PAAF), onde o instrumento que dá nome ao procedimento é inserido no tecido da mama para retirar um fragmento do tecido. Além disso, ela pode ajudar a diferenciar nódulos sólidos e cistos formados devido ao acúmulo de líquidos.
  • Biópsia por agulha grossa, também chamada de core biopsy, onde uma agulha de calibre maior é utilizada para coletar uma maior porção do tecido da mama e da lesão suspeita.
  • Biópsia assistida a vácuo, também chamada de mamotomia, onde uma incisão de cerca de meio centímetro é feita na mama. Nesse espaço é introduzido um equipamento a vácuo, que permite a coleta de várias amostras e a marcação da área suspeita, o que pode ajudar em futuros procedimentos.
  • Biópsia cirúrgica, que como o nome indica, depende de uma cirurgia. Ela é feita quando a lesão não pode ser acessada de outra forma ou quando ainda não foi possível confirmar o diagnóstico por outros métodos.

 

Para mais informações acesse: silviobromberg.com.br/biopsia-mama/

 

Biópsia da Mama: o que você precisa saber sobre esse procedimento